Familia Blanco

A família Blanco, formada por três gerações de artistas, foi destaque na última edição do Globo Barra.
A matéria trouxe um perfil dos irmãos Pedro Sol, Lua, Estrela, Ana Terra, Marisol e Daniel Cielo, além de seus pais, Billy Blanco Jr. e Maria Cláudia, e seu avô, o compositor Billy Blanco.
Leia o texto:
Radicada em Vargem Grande, a família Blanco canta e toca Brasil afora
Da rua já é possível escutar a cantoria. Violões, bateria, piano e vozes. Muitas vozes. A melodia passeia entre composições da bossa nova brasileira e canções da banda inglesa The Beatles. Com participações em novelas, programas de televisão, peças teatrais e espetáculos musicais, a família Blanco já ganhou os palcos do país. Contudo, é na casa de Vargem Grande que seus membros se reúnem para encontros musicais.
Pedro Sol, Lua Blanco, Ana Terra, Estrela Blanco, Daniel Blanco e Marisol Blanco. Todos artistas e músicos. Do pai, o músico Billy Jr., herdaram o gosto pela música; da mãe, Maria Claudia, o amor às outras artes. Mas a história da família começa em 1946, quando o patriarca, o compositor Billy Blanco, hoje com 85 anos, começou a dar os primeiros acordes em seu violão, ao lado de Tom Jobim.
— A música é a tônica da minha família. Mais do que os laços sanguíneos, somos unidos pelo amor à arte musical — orgulha-se Billy Blanco, que ostenta o apelido de “diamante da bossa nova”.
Paraense, formado em arquitetura, Billy Blanco já parodiava canções antes de chegar ao Rio de Janeiro, na década de 40, e se firmar como compositor.
Aqui ele conheceu um grupo de músicos, entre eles Tom Jobim, que começavam uma nova fase da música brasileira: a bossa nova.
E foi acompanhando os ensaios que aconteciam na casa do pai que Billy Jr. também tomou gosto pela coisa.
— Na minha época, era comum o filho seguir os passos do pai, e tenho muito orgulho de ver que meu primogênito seguiu os meus. Tudo aconteceu de forma natural. Nunca forcei meus filhos a aprenderem a tocar algum instrumento ou a cantar.
Tanto que o mais novo não seguiu essa linha, e é jornalista — explica Billy Blanco, referindose a Paulo Aranha.
A paixão que passou do pai para o filho mais velho contagiou ainda a terceira geração da família: os seis filhos de Billy Jr.. Antes dos 10 anos, todos eles já estavam no palco, cantando e tocando instrumentos.
— Quando vi, eles já estavam com o violão na mão, tocando os primeiros acordes. É como se eles realmente tivessem nascido com o dom, ou melhor, como se a música estivesse no nosso DNA — conta Billy Jr..
Das pequenas apresentações em casa surgiu a ideia de formar um grupo, e, durante dois anos (2005 e 2006), a Família Blanco se apresentou em casas de show da cidade. No repertório, muita bossa nova e Beatles.
Vejam os boxes com informações sobre Pedro Sol, que está no elenco de “Beatles num Céu de Diamantes”, e sobre Lua e Estrela, ambas no elenco de “O Despertar da Primavera”, em cartaz em São Paulo: